quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

McLaren confirma Kovalainen para 2008





A McLaren revelou que o finlandês Heikki Kovalainen será o novo companheiro de Lewis Hamilton para a temporada 2008 de Fórmula 1. O piloto passa a integrar a escuderia após estrear na Renault durante a temporada 2007. Pedro de la Rosa, que também estava cotado para a vaga, continuará na equipe inglesa como piloto de testes.
“Estou muito feliz de entrar em uma equipe como a McLaren. Já estou motivado pela dedicação e comprometimento pelas vitórias que os integrantes do time têm”, disse Kovalainen. O piloto ainda declarou-se honrado por seguir os passos de seus conterrâneos Mika Hakkinen e Kimi Raikkonen.
O inglês Lewis Hamilton disse estar feliz com a contratação do novo companheiro e declarou que está ansioso pela sua chegada e pelo início da nova temporada. “Meu primeiro ano na Fórmula 1 foi incrível e tive sorte de estar na McLaren. Espero que ele aproveite seu primeiro ano tanto quanto eu”, disse.



Novas regras para 2008

Começam as apresentações das equipes e seus novos carros e já saem novas regras para a temporada de 2008, algumas já estão dando o que falar:

1) Nova UCE:
A unidade de controle eletrônico, o cérebro do carro de Fórmula 1, agora terá um único fornecedor. O sistema desenvolvido pela McLaren Electronic Systems em conjunto com a Microsoft venceu a licitação realizada pela FIA e estará a bordo de todos os carros do grid nesta temporada.
(Depois de um ano de escândalos de espionagem envolvendo a McLaren a Ferrari não gostou nada dessa nova UCE).

2)Caixa de marchas:
Agora terá que resistir quatro corridas consecutivas. Para a Ferrari, a Shell desenvolveu um lubrificante especial, que auxiliará na durabilidade do equipamento.

3)Fim do Controle de tração
Com a despedida do melhor amigo do piloto, a categoria dá adeus a uma lista de sistemas eletrônicos de auxílio à pilotagem, que além do TC incluía também o controle de largada e engine braking. Agora, alguns pilotos que abusavam da agressividade ao pilotar terão que moderar o pé, caso contrário poderão ficar sem pneus ou acabarão fora da pista.

4)Segurança:
Com o objetivo de proteger a cabeça do piloto em caso de choques não usuais (lembrar Coulthard e Wurz no GP da Austrália ), as laterais do carro em torno do capacete foram aumentadas.

5)Materiais:
A FIA estabeleceu um novo limite de tipos de materiais compósitos que podem ser utilizados na estrutura do carro de F-1

6)Motores:
Por regulamento, o desenvolvimento das estruturas principais do motor estão congeladas desde 2007. Entretanto, sistemas auxiliares, entradas de ar e combustível poderão sofrer alterações.

7)Combustível:
O regulamento 2008 prevê que as equipes utilizem combustível de acordo com as normas da União Européia, com 5.75% de biocombustível adicionado à gasolina.


De todas essas restrições, as relacionadas à eletrônica são as que mais incomodaram às equipes. O fornecedor único de UCE e também a extinção do controle de tração foram um golpe duro nas principais escuderias, que alegam que essas medidas representam um retrocesso tecnológico na F-1.

Globo esporte entrevista Nelsinho Piquet

Entrevista dada por nelsinho piquet ao globo esporte: